Fórum Apícola apresentado em Pedras Salgadas

Vila Pouca de Aguiar recebe, de 7 a 10 de setembro, o XVIII Fórum Nacional de Apicultura, o maior evento do sector apícola do país, que neste ano conta ainda com a Feira de Inovação da Apicultura e a XVI Feira Nacional do Mel.

No passado domingo realizou-se a apresentação do certame, integrada na 16ª Feira do Mel e do Artesanato de Pedras Salgadas, no cenário idílico do Parque Termal, dentro do pavilhão das nascentes do Penedo e Grande Alcalina.

Estes eventos são organizados pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), em parceria com as suas filiadas no Alto Tâmega, a Aguiarfloresta, a Montimel e a Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB), pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e os municípios que a integram, com especial destaque para a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

A organização convida todos os apicultores e demais interessados na atividade apícola para o evento que decorrerá em Vila Pouca de Aguiar. Brevemente será disponibilizado o programa dos eventos, bem como toda a informação necessária para a participação nestes encontros.

 

Debatidos grandes temas da apicultura nacional

Com um conjunto alargado de entidades organizadoras, o evento centra-se num grande fórum focado na apicultura, no qual serão debatidos os grandes temas atuais desta área, complementado com workshops temáticos, atividades gastronómicas e de animação, visitas práticas a unidades e explorações apícolas, entre outros.

Duarte Marques, vereador da autarquia e presidente da Aguiarfloresta, espera que o evento possa receber “uma grande quantidade de apicultores de todo o país, para debater a atualidade da apicultura nacional”. “Vamos organizar um grande fórum de discussão e de interatividade, com atividades complementares como Feira Nacional do Mel, que integra uma mostra de organizações de apicultores, empresas, e diversos serviços ligados ao setor”, referiu.

A novidade, nesta edição, é a feira ligada à inovação, na qual serão apresentadas técnicas modernas e novas práticas, assim como iniciativas de sucesso no contexto da apicultura nacional.